Nas palavras o amor, mesmo quando se esta construindo ser o que não está pronto. (da mãe)

segunda-feira, 28 de junho de 2010


"Ser mãe não é tarefa fácil. Se todos teus lamentos como filho suplicam entender o quanto não és perfeito, torna-se necessário compreender que ser mãe também é uma construção. E a ansiedade de que tudo dê certo para nosso filho, que sua vida seja promissora, que consiga vencer as dificuldades, fazer-se uma pessoa íntegra, culta, sábia e feliz é enorme. Eu sempre te digo que na nossa vida dá prá se fazer de tudo um pouco, e eu creio que dá mesmo. Mas eu também acredito que tu bagunçou um pouco a ordem das coisas em tua vida, e agora pra dar uma arrumada vai dar um pouco de trabalho. Realmente tenho percebido o quanto tenho sido exigente contigo, mas também sempre me coloco solicita a buscar ajuda pras tuas dúvidas, quer com um professor particular, reforço, ou algo assim. Não sei pensar de outra forma, acredito que os estudos são parte importante da nossa vida. Sempre te apoiei em teus relacionamentos incluindo aí namoros e amizades. Reconheço que este meu jeito sério de ver as coisas e pessoas muitas vezes se importa por coisas que prá ti não têm nenhum valor. Cobro atitudes tuas que prá ti não são importantes, e confesso que meu jeito as vezes se impõe sobre os demais, mesmo eu aparentando ter um jeito quieto e reservado. Sei também que tu tá vivendo uma experiência de muitas descobertas, uma fase linda, importante e desafiante em nossa vida que é a adolescência. Mas em meio a esta fase tem as coisas permanentes, e uma delas é a escola. Sei o quanto é perigoso deslizar e o quanto é difícil consertar tudo novamente. Sei o quanto é fácil matar aula, deixar o barco a deriva, não cumprir os compromissos. O quanto é sedutor se envolver com os amigos, jogar conversa fora, ficar nas rodas de amigos pelo simples prazer de uma boa risada ou simplesmente estar juntos, namorar, jogar bola, enfim fazer o que nos faz bem para o espírito. Mas volto a dizer que devemos fazer tudo com equilíbrio, pois de uma pendência pode-se cair pro trancamento do semestre, do semestre prá perda de fase. Isto realmente é muito ruim. Gostaria que tu sempre pense no quanto é difícil prá gente ter que impor regras de uma maneira tão severa a quem a gente tanto ama. Se eu não me importasse contigo, se eu não te amasse como eu te amo, seria tão fácil te encher de mimos, passar a mão por cima de coisas erradas, como fazem muitas mães. O meu jeito bravo muitas vezes é porque me custa entender algumas escolhas, principalmente quando estas vêm acompanhadas de conseqüências tão ruins para quem as faz, e aí já é um grande defeito meu: aceitar as escolhas e os erros que as descobertas irrefletidas trazem consigo. Me parce um pouco irracional optar pelo que vai acabar nos ralando. Acho mesmo que eu sempre fui muito exigente contigo, por isso as pessoas sempre te acham tão maduro, pois sempre conversei de tudo contigo, sempre procurei de ensinar as coisas de forma correta. E por isso te cobro, como se tu não pudesse errar. Todos nós erramos. Desculpe se te magoei quando disse que tu tava perdido, levando a vida na malandragem, pois minha leitura foi essa: ir pra escola, conversar, bagunçar, ser mandado pra fora da sala, tirar notas baixas, matar aula. Pois não há como negar que foram feitas todas estas coisas somente este semestre. Foi bem chocante prá mim isso. A gente estranhou muito esta mudança. Quanto a troca de escola eu tenho certeza da qualidade da escola que escolhemos, e realmente quanto a isso creio que tu ainda não tem parâmetros para compreender o quanto esta escola é de excelente qualidade. Gostaria que tu estivesse mais feliz estudando lá, percebendo o quanto és privilegiado por ter passado neste concurso. Se somos exigentes contigo é porque tu sempre demonstrou um enorme potencial e isto não foi dito somente por nós, teus pais, mas por alguns professores teus ao longo da tua vida escolar.
Tenho pensado o quanto nosso amor por ti faz com que nossa proteção seja tão grande que muitas vezes queremos prever tudo no sentido teórico, o que prá ti é muito subjetivo, e esquecemos que as experiências e aprendizagens ocorrem a nível da realidade. Isto é o grande desafio desse enorme amor de mãe: estar próximo muitas vezes como expectadoras, apoiar as escolhas, ver e sentir os filhos sofrerem, quando tudo o que desejamos é o melhor dessa vida para estes seres tão especiais, que nos ensinam tanto, a sermos melhores, a enxergarmos nossos erros, a amar mais e melhor. Te amo profunda e intensamente e nunca mais pense, nem por um milionésimo de segundo que nós te abandonamos. Nossa família, mesmo pequena é uma fortaleza, pois temos um ao outro, em todos os momentos. São laços indissolúveis de amor, companheirismo, amizade, abençoados pelas leis divinas. Estamos crescendo e aprendendo sempre juntos.TE AMO"